CHOCOLATE DIET

A época mais tentadora para os amantes de doces e chocolates e, principalmente, para os diabéticos é, sem sombra de dúvidas, a Páscoa.

Neste período do ano, a oferta dessas guloseimas, altamente ricas em açúcares gorduras, doces e chocolates é extremamente abundante, por isso, os diabéticos devem evitar participar dos excessos, fim de preservarem-se contra os males da descompensação glicêmica.

Uma alternativa para os diabéticos amantes de chocolate é a opção dos chocolates diet, que são isentos de açúcar. Porém, mesmo este tipo de chocolate deve ser consumido com moderação, pois contém maior teor de gordura que os chocolates tradicionais e, por isso, são mais calóricos. Esse maior teor de gordura acrescido nos chocolates diet é necessário para manter a mesma textura e sabor semelhante aos demais chocolates.

Assim, embora o chocolate diet seja a melhor opção para diabéticos por não conter açúcar, como qualquer outro tipo de chocolate, se consumido em excesso pode contribuir para o aumento do colesterol e suas frações no sangue, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, que já é aumentado nos diabéticos.

Como qualquer tipo de chocolate, o diet deve ser consumido com moderação. Evitar o abuso no consumo de chocolate, mesmo que diet, é de grande valia para a manutenção da saúde.

Texto elaborado pela Equipe Nutrival (Abril 2006)

Fontes: Gastronomias (http://www.gastronomias.com/diabetes/index.htm) Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br)