BACALHAU

O bacalhau é um peixe migratório, mundialmente apreciado e possui uma história milenar. A cidade norueguesa Aalesund é considerada a capital mundial do Bacalhau, devido à concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação. Outros países como Portugal, Islândia, Dinamarca, Canadá e Espanha também são importantes exportadores.
Os portugueses foram os primeiros a introduzir o bacalhau na alimentação, noséculo XV, época das grandes navegações. O produto foi de grande utilidade na alimentação dos navegadores, pois, devido ao método de salga e seca utilizado para sua conservação, conseguia resistir às mais longas viagens, já que na época não existia geladeira!
No Brasil, o hábito de consumir bacalhau chegou junto com os portugueses, na época do descobrimento. Durante muito tempo, o bacalhau esteve sempre presente nas mesas das camadas populares, pois era um alimento bastante barato. Com a 2ª Guerra Mundial, houve escassez de alimentos por toda a Europa e o preço do bacalhau aumentou, o que restringiu o consumo. Com o tempo, o perfil do consumo do bacalhau mudou, sendo servido principalmente durante as principais festas cristãs, principalmente Natal e Páscoa.
Atualmente, no Brasil, 87% do bacalhau consumido é originário da Noruega, vem transportado em containeres secos e refrigerados e a viagem dura de 2 a 3 semanas.

TIPOS DE BACALHAU

  O Cod Gadus morhua é o nobre e Legítimo Bacalhau do Porto, também conhecido no Brasil como "PORTO", "PORTINHO" ou "CODINHO". É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre bacalhau. Normalmente, é o maior, o mais largo e com postas mais altas. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível e sublime. É o bacalhau recomendado em todos os pratos da cozinha internacional.
  O Cod Gadus macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico, vem sendo comercializado há cerca de 10 anos no Brasil e é muito semelhante em aspecto com o Cod Gadus Morhua. Não é fácil diferenciar um do outro e, devido à semelhança, vem sendo vendido como sendo o do Porto legítimo. No entanto, apresenta diferenças fundamentais: não se desmancha em lascas, é fibroso e não tem o mesmo paladar e, por isso, é mais barato.
  O Saithe é mais escuro e de sabor mais forte. Muito mais barato que o Cod, é o tipo mais importado atualmente e é o campeão de vendas no Nordeste brasileiro. É utilizado para bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau, porque quando cozido sua carne desfia com facilidade.
  O Ling é bem claro e mais estreito que os demais. Tem um bom corte e é muito apreciado no Brasil. Sua carne é clara, bonita e por isso atrai muitos compradores.
  O Zarbo é o mais popular e os peixes, geralmente, são menores que os demais tipos.