ÁGUA AROMATIZADA

Todos nós sabemos que a ingestão de água é fundamental para a saúde e a beleza, pois a manutenção da temperatura corporal, a hidratação da pele e dos cabelos e o funcionamento regular do intestino e dos rins estão intimamente associados a ingestão abundante de líquidos, especialmente de água.

Muitas pessoas, entretanto, não se lembram de tomar água, seja por falta de hábito ou por não sentirem prazer em bebê-la. Uma dica para aumentar sua ingestão é ter sempre à vista um copo ou garrafinha com água e policiar-se para ingerir de 1,5 a 2 litros diariamente.

Outra dica é valer-se de águas aromatizadas, que você mesmo pode fazer. Consiste em adicionar sabor e perfume á água a partir de frutas ou plantas medicinais.

Essa técnica, além de tornar mais prazerosa a ingestão da mesma, confere à saúde os benefícios proporcionados pelo ingrediente adicionado à água. Além disso, é prática, pois o que não for ingerido imediatamente pode ser conservado em recipiente fechado e refrigerado, sem que perca muitas de suas propriedades vitais.

Como aromatizar sua água?

Com plantas medicinais: separe as folhas, lave-as muito bem com água corrente, macere-as um pouco (para facilitar a aromatização) e deixe-as na água mineral de um dia para o outro em um recipiente (preferencialmente de vidro) tampado. Peneire e está pronta para consumo. Obs: no caso de canela em pau e anis estrelado, não são necessárias as etapas de lavagem e maceração.

Com frutas: utilize frutas secas (como damasco e ameixa) ou frescas (pêssego, morango, kiwi, maçã, laranja, limão). No caso das frescas, lave-as em água corrente antes de utilizá-las. Corte as frutas em cubos ou rodelas e deixe-as descansar em água mineral de um dia para o outro em um recipiente (preferencialmente de vidro) tampado e peneire.

Confira na lista abaixo, as propriedades das plantas medicinais e das frutas indicadas para aromatizar águas, e passe a usufruir dos benefícios que elas podem trazer a sua saúde, bem como dos benéficos de uma maior ingestão de água!

Propriedades de alguns aromatizantes naturais:

Alecrim: estimulante digestivo, antiespasmódica (acalma espasmos), vasodilatora e anti-séptico.

Anis estrelado: digestivo, anti-espasmódico e carminativo (libera gases estomacais e intestinais e favorece o apetite e a digestão).

Canela: digestiva, adstringente (diminui secreções), estimulante, afrodisíaca, anti-séptica, sedativa, tônica, vasodilatadora e desencadeia a produção de insulina.

Erva-cidreira: digestiva, antiespasmódica, carminativa e calmante. Erva-doce: digestiva, diurética, carminativa e expectorante.

Hortelã: analgésico, anti-séptico, expectorante e sedativo.

Ameixa: laxante.

Damasco: regulador da pressão arterial e estabilizante das taxas de açúcar no organismo.

Kiwi: digestivo, estimulante do apetite e laxante.

Laranja: digestiva, corrige a excessiva acidez do organismo, estimulante do sistema circulatório e ajuda a controlar os níveis sanguíneos de ácido úrico.

Limão: mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

Maçã: protege a mucosa digestiva, auxilia a tratar diarréia e obstipação, a regular o sistema nervoso e o crescimento e previne problemas de pele e fadiga mental.

Morango: estimulante dos processos de absorção dos nutrientes e aumenta a resistência a infecções. Pêssego: regulariza o funcionamento intestinal, combate reumatismo e evita problemas de pele e do sistema nervoso.

Fontes: Esalq/USP, Sensibilidade e Sabor, Vitamina Secia, Mundo Verde.